Aqui vão algumas dicas que empresários digitais iniciantes devem saber na hora de criar loja virtual.
Nestes últimos 5 anos como produtora de mídias digitais, aprendemos alguns macetes importantes que podem passar por despercebidos na hora de contratar uma empresa para criar loja virtual. Confira as 5 dicas que separamos para iniciantes do comércio eletrônico:
1. Nome e Domínio de Qualidade
Uma das primeiras e mais importantes etapas é a escolha do nome e domínio da loja virtual, algumas questões importantes são:
a) O nome é fácil de memorizar?
Se sim, perfeito!
Se não, reavalie, consultar um profissional de branding é uma boa saída.
b) Há domínio disponível?
Se sim, registre imediatamente.
Se não, reavalie, consulte um profissional de marketing digital para avaliar se a variação do domínio com o nome escolhido é a melhor opção.
c) A marca está disponível para registro no INPI?
Se sim, considere fazer o registro da marca.
Se não, consulte um profissional especializado em registro de marcas e patentes.
2. Itens Básicos da Loja Virtual
A maioria das plataformas de lojas virtuais, como Magento, OpenCart e WooCommerce, ou Lojas Prontas, possuem as características básicas de lojas virtuais, confira quais são:
Catálogo de Produtos
Conteúdo Multimídia de Produto
Carregamento de Imagens: Banners e Produtos
Criação de Departamentos / Categorias
Categorização de Produtos
Ferramenta de Busca
Gestão de Vitrines: Home page e Sub-Home
Módulo Institucional de Informações
Controle de Estoque
Carrinho de Compras
Histórico de Pedidos
Finalização de Compra
Gestão de Pagamentos
Gestão de Pedidos
Fluxo de Pedido: Workflow
Modelos de Pagamento / Parcelamento de Pagamento
Histórico de Compras
Google Analytics Integrado
Gestão de Relatórios
Logística / Frete
Avaliação de Produto
Cupom de Desconto
Integração com redes sociais
BONUS: Itens complementares:
Promoções Direcionadas a Clientes Específicos
Avise-me Produto Disponível
Venda Conjunta
Lista de Desejos
XML para Comparativo de Preços (Utilizado na integração com parceiros)
Saudação Personalizada
Otimização para Buscadores: SEO
Grupos de Clientes (Física , Jurídica , Vips, etc)
Optin e Optout para Newsletter
Indicação de Produtos
Integração com sistema de análise risco
Integração com Ebit
Integração com plataforma de Chat
3. Hospedagem de Qualidade e Certificado de Segurança
A escolha do servidor de hospedagem é um item muito importante na hora de criar loja virtual, pois é o que garante que sua loja estará online e disponível 24 horas por dia. O bom servidor de hospedagem é o que não tem quedas frequentes, evitando desperdícios de promocionais como links patrocinados.
Outro quesito importantíssimo da loja virtual é a segurança, a mais utilizada é a SSL, onde é possível a utilização de certificado que garante a autenticidade da loja mediante os quesitos básicos de segurança.
4. Formas de Pagamento / Parcelamento e Fluxo de Caixa
A escolha da forma de pagamento, parcelamento e recebimento são primordiais para o sucesso da loja virtual. Existem diversas opções de serviços terceiros de pagamento e recebimento, os mais comuns são: PagSeguro, Moip e PayPal, são fáceis de serem implementados e muito simples de serem utilizados. Uma questão que pouca gente leva em conta é a relação do recebimento com o fluxo de caixa e suas taxas de comissionamento pelo uso do serviço.
Dependendo do porte, da forma que a empresa trabalha e dos produtos que oferece, receber o pagamento após 30 dias da compra pode ser o caminho para a falência.
5. Mentoria e consultoria
Se você não tem muita experiência com vendas na internet, procure um mentor, consultor ou empresa que possa te ajudar a dar os primeiros passos. Uma empresa ou profissional de qualidade, vai te oferecer mais do que você precisa para o sucesso do seu negócio, e se houver algo que não deve ser feito, você vai saber antes de fazer economizando tempo e dinheiro.
Dica Bonus
Se você está no varejo tradicional (loja física), saiba que você pode se dar muito bem no varejo online, mas entenda que são negócios totalmente diferentes.